segunda-feira, 7 de maio de 2012

PESQUISA ELEITORAL PARA A PREFEITURA DE BELÉM: Edmilson Rodrigues mais uma vez na frente.

Edmilson Rodrigues
Mais uma parte da pesquisa feita pelo Instituto Acertar, que funciona como um dos mais respeitados de Belém desde 1989. Dados sobre outros distritos serão divulgados durante a semana.
Esta pesquisa teve como objetivo medir a avaliação e expectativas da população de Belém em relação ao governo de Duciomar Costa, após 03 anos e 03 meses de seu segundo mandato, investigando também a imagem na capital da administração de Simão Jatene e Dilma Rousseff, além de medir o potencial de voto de possíveis candidatos a prefeito do município, nas eleições de 2012.
A Pesquisa foi registrada junto ao TSE e TRE/PA em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/201. E segue os critérios abaixo para a sua divulgação:


1. Fica expressamente VEDADA a divulgação dos dados desta pesquisa nos meio de comunicação, antes do dia 29/04/2012;
2. Na divulgação ou publicação, de qualquer dado da pesquisa, deverá ser informado:
2.1. Número de registro da pesquisa: PA-00005/2012;
2.2. Período de realização da pesquisa: 18 a 21 de abril de 2012;
2.3. Margem de erro: 4,0% sobre os resultados gerais da pesquisa;
2.4. Número de entrevistas: 630
2.5. Empresa que realizou a pesquisa: Acertar Ltda.
2.6. Contratante: Bacana Comunicação, Publicações e Vídeos Ltda
Metodologia e dados técnicos
A pesquisa do tipo quantitativa, feita de acordo com a técnica de survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.



O público alvo foram pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que moram e votam no município de Belém.
Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com a aplicação de 630 questionários, para obter representatividade para o total do município. As cotas foram definidas por sexo, grupo de idade e pelos oitos distritos administrativo que agrupam os bairros, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do IBGE (Censo 2010) e TSE (Estatísticas do Eleitorado – Março 2012).
Adotou-se 2 estágios para distribuição da amostra. No primeiro, foram sorteados os setores censitários (IBGE), quarteirões e domicílios, onde as entrevistas foram realizadas. No segundo estágio as pessoas a serem entrevistadas foram selecionadas, de forma aleatória, dentro dos setores censitários, utilizando um quadro de cotas pré-estabelecido.
O método utilizado para a seleção dos domicílios foi o arrolamento nos quarteirões dos bairros e localidades selecionados na amostra com saltos sistemáticos.
A margem de erro para os resultados da pesquisa é de 4,0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A coleta de dados foi realizada de forma pessoal em domicílio entre os dias 18 a 21 de abril de 2012. Sendo que 20% dos questionários de cada entrevistador foram checados por supervisores de campo. Para detectar erros, no processamento foi feito um controle de crítica e consistência dos dados.
Neste estudo utilizou-se o método descritivo para a execução da leitura e interpretação dos dados coletados e na criação do banco de dados e no cruzamento entre variáveis, foram utilizadas técnicas estatísticas e recursos de informática. Os dados foram tabulados nos programas SPSS (Statistic Package for Social Sciences).
Notas sobre os dados: a resposta “outros” se refere ao agrupamento de respostas que obtiveram percentuais muito baixos de indicação; os totais das tabelas podem, em alguns casos, exceder ou não alcançar 100%, devido aos arredondamentos feitos pelo programa no decorrer do processamento.
 Fonte: blog do bacana

7 comentários:

  1. Você sabe quais são os resultados mais recentes das pesquisas eleitorais para o município de Muaná?

    ResponderExcluir
  2. TAI UM CANDIDATO QUE EU CONFIO BASTANTE, EDIMILSON RODRIGUES PARA PREFEITURA E BELÉM!PODE CONTAR COMIGO E COM MINHA FAMÍLIA!

    ResponderExcluir
  3. Belém precisa ser amada de verdade, para a solução do povo Belenense é a volta do povo! Vamos com ele Edmilson Rodrigues. Ele tem compromisso social e cultural, fala a língua do povo menos favorecido. Edmilson vem com força total, para o saneamento, educação, saúde, cultura e esporte lazez como também ações sociais: projetos voltados para inclusão social, no que se refere capacitações, em fim e muitos outros queremos de volta a bolsa família de um salário mínimo para aqueles que necessitam. Vamos lá povo de Belém, é Edmilson na Cabeça! Sou morador do Parque União, Bairro do Tapanã (JJC). veja, lá está no verdadeiro abandono... Vem, vem rápido EDMILSON RODRIGUES( "Bacia do Igarapé Mata Fome" Urgente) Tapanã de espera.

    ResponderExcluir
  4. O povo de Belém é inteligente. Sabe decidir na hora certa! Edmilson Rodrigues, prefeito com certeza. JJC - morador do Parque União - Tapanã.

    ResponderExcluir
  5. fazendo um raciocínio observei que o melhor prefeito pra Belém é Jordy ele não faz parte dessa panelinha que vem administrando Belém há anos espero que a população de Belém vote com consciência e não deixe que o continuismo continue administrando Belém, precisamos de mudança é para que Belém tenha jeito de uma cidade de qualidade o jeito é JORDY!

    ResponderExcluir
  6. O problema seria o jordy colocar o médico amigo dele que faz aborto para a SESMA.

    ResponderExcluir
  7. n vejo o nome de anivaldo valhe

    ResponderExcluir