quarta-feira, 16 de maio de 2012

MUANÁ GANHARÁ CRECHE DO GOVERNO FEDERAL


Quarenta e cinco municípios do Pará serão beneficiados pela Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância – Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira (14) pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.  O projeto busca resuzir a situação de pobreza entre crianças de até seis anos de idade. Ao todo serão construídas 98 creches no estado.
 A Agenda de Atenção, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), atuará no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, na ampliação do programa Bolsa-Família e no cuidado adicional à saúde da criança. Serão beneficiados, inicialmente, 2,7 milhões de crianças.
 Com o "Brasil Carinhoso", o governo está disposto a aumentar o número de vagas em creches. Durante a cerimônia de lançamento, foi firmado acordo com prefeituras de todo o país para a construção de mais 1.512 unidades. A partir da assinatura do termo, as prefeituras têm levado em média seis meses para licitar a obra e mais dois anos para construir.  
 No Pará a cidade que vai receber maior número de creches é MUANÁ, onde há previsão de criação de seis novas creches. Abaetetuba, Barcarena, Itaituba, Paragominas, Porto de Moz e Redenção receberão cinco novas unidades para educação infantil cada uma. Ananindeua e Viseu devem receber quatro creches cada uma. Já Ipixuna do Pará, Portel, Tailândia e Tracuateua terão duas novas unidades por município. 
Até 2014, devem ser erguidas aproximadamente 6 mil escolas de educação infantil para atender crianças até cinco anos de idade. Serão destinados recursos ainda para a aquisição de equipamentos e mobiliário. Caberá às prefeituras oferecer o terreno para a instalação das escolas.
 O ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância da creche na formação educacional das crianças. “A creche é o local onde as crianças receberão os estímulos para desenvolver as habilidades não-cognitivas, a capacidade de abstração e a lógica, fundamentais para se aprender português e matemática e para a vida profissional”, disse.
 Crianças e creches no Pará - Segundo dados do IBGE relativos ao Censo 2010, em todo o estado do Pará há 891.432 crianças de zero a cinco anos de idade. Na faixa etária de zero a três anos, 13,7% dos pesquisados frequentavam creches ou escolas. Já dos 4 a 5 anos de idade, 73,35% das crianças paraenses já estavam na pré-escola.
 Na capital do estado, Belém, há 36 unidades escolares para a educação infantil. A Prefeitura mantém ainda 34 salas em escolas da rede de ensino fundamental e 89 convênios com outras instituições para manter, no total, 17.494 crianças de dois a cinco anos nas creches públicas.
 A Secretaria de Estado de Edução (Seduc) afirma que o ensino pré-escolar é responsabilidade dos municípios, por isso mantém apenas duas creches sob sua gerência, as quais atendem crianças de seis meses a seis anos de idade. A rede estadual atende, assim, 234 crianças e ajuda a manter outras 775 crianças em creches graças a convênios mantidos com instituições públicas ou sem fins lucrativos.

Fonte: MOL/G1

Um comentário:

  1. Bom dia sou muanense tive que deixar a minha cidade aos 17 anos para trabalhar em Belém sou diagramador, design gráfico, gráfico e estudante do 3º ano de Publicidade e Propaganda estou na iminência de criar um Informativo na cidade iniciando com 3.000 mil exemplares não pretendo polemizar assuntos na área da política, Religião e brigas partidárias vou adotar uma postura de cautela, pois sei que Muaná é uma cidade pequena, onde todos se conhecem e o informativo terá clientes com vários pensamentos. Entendo que os prefeitos, lideres religiosos e partidários passam, mas o informativo vem para ficar e lutar pelos anseios da nossa querida cidade informados e divulgando o esporte, a cultura, o laser e trazendo informações aos jovens para evitar as drogas e a violência.
    Até agora estou só neste projeto como tenho família em Belém não poderei ficar a semana toda em Muaná no máximo quatro dias e por isso lhe faço o convite para você fazer parte deste projeto que será de muito orgulho para todos. Nesta semana estive na prefeitura mostrando o meu projeto e não foi bem recebido pelo Sr. João que é genro do prefeito, não tem problema estou certo onde vou chegar e fui atrás de alguns comerciantes que abraçaram essa idéia. Na parte de diagramação, publicidade e impressão tenho como conduzir mais na parte de reportagem, pauta, criar matéria é que você entraria se você viesse a aceitar o convite.
    Meu nome é Ângelo Sérgio meu numero 92999329 – vivo meu E-mail: angelosergiot@gmail.com – Aguardo resposta.

    ResponderExcluir