terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Processos Seletivos 2012: Uepa divulga aptos à 3ª fase

Exatos 13.533 candidatos farão a terceira etapa dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no próximo domingo (18). Destes, 7.817 foram classificados após a primeira e a segunda etapa do Processo Seletivo (Prosel), realizadas nos últimos dias 27 e 28 de novembro. Os demais 5.716 candidatos concorrem a uma vaga pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII).

Além da demanda de vagas por curso no Prosel, onde o Curso de Medicina apresentou 272 candidatos para as 50 vagas ofertadas, a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa divulgou nesta segunda-feira (12), a maior e menor pontuação no desempenho de candidatos por curso, o chamado ponto de corte. Novamente, Medicina foi destaque.


Em Belém, a maior pontuação de Medicina foi 107 e a menor, 92. Já em Santarém, Medicina/1º Semestre registrou 102 pontos para a maior pontuação e 80 para a menor. Também no oeste do Pará, Medicina/2º Semestre ficou com 99 e 86, respectivamente.


Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o 3o. ano do Ensino Médio), figuram dentre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1o. semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).


Para definir o ponto de corte dos aptos à terceira fase, entre outros critérios de acordo com os editais do Prise e do Prosel, foi eliminado o candidato que, na soma dos pontos obtidos na 1ª e 2ª Etapas, não alcançou 40 pontos. Também foi automaticamente eliminado para a realização da 3ª. Etapa o candidato que na 2ª Etapa obteve zero de acertos em quatro ou mais disciplinas.

 
 
 
Provas - No próximo domingo (18), os candidatos terão que responder a 54 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, e redigir uma redação, de caráter eliminatório, que vale 30 pontos. Para não ser eliminado, o candidato terá que fazer, no mínimo, doze pontos na prova objetiva e seis na redação. O resultado final dos Processos Seletivos 2012, com a divulgação do listão dos aprovados, está previsto para a primeira quinzena de janeiro.

Orientação aos candidatos 
- Para se submeter aos Processos Seletivos 2012, só poderão entrar no local de prova, os candidatos que estiverem portando algum documento original com foto, conforme os editais do Prise e Prosel. O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que será de 8h às 13h, conforme horário local. Os locais de prova estarão abertos a partir das 7h.

Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, como o celular e “máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, BIP, telefone celular, walkman, receptor, gravador e palmtop”, durante a realização da prova e estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.


Vagas e novos cursos 
- Neste ano, a Uepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município.

Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.


Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.


Isenções 
- Em 2011, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. Dessas mais de 11 mil isenções, 8.050 foram destinadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes foram divididas igualmente entre integrais e parciais no Prise. O total de isenções ofertadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500, em relação ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isenções, sendo 7 mil para o Prosel e o restante para o Prise.

Atendimento especial 
- Aqueles que precisarão de tratamento diferenciado nos dias de prova puderam fazer a solicitação em meio ao período de inscrições (4 de agosto a 15 de setembro), em documento especificando as condições e recursos necessários acompanhado de atestado médico justificando esse tratamento diferenciado. Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para o início das provas.

Serviço:
 Última etapa dos Processos Seletivos 2012 - Provas no dia 18 de dezembro. O Comprovante de Inscrição está disponível no www.uepa.br e pelo www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/. Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.
Fonte:www.uepa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário