quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A senadora paraense Marinor Brito(PSOL) ingressará com representação contra o prefeito de Manaus


Parlamentares da bancada paraense manifestaram no Congresso Nacional, repúdio à atitude do prefeito de Manaus (AM), Amazonino Mendes (PTB). O prefeito virou manchete dos principais jornais nacionais após discutir com uma moradora, paraense hostilizada, durante visita a uma área de risco na capital amazonense.

Para a senadora paraense Marinor Brito (PSOL), a atitude preconceituosa de Amazonino Mendes reforça o preconceito da sociedade com relação aos migrantes, especialmente as pessoas originárias do Pará, colocando-as em situação de inferioridade em relação aos demais brasileiros.

"Ainda predomina uma visão escravocrata entre uma parcela importante da sociedade brasileira que não quer lidar com o cotidiano de favelados de centros urbanos, com a realidade de milhões e milhões de cidadãos e cidadãs que são obrigados a morar em condições subumanas", criticou. Ela anunciou que ingressará com uma representação na Procuradoria Geral da República contra o prefeito.[orm]

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Linhão do Marajó: Celpa faz adequações na rede de Portel

Neste domingo (20), a Celpa dará mais um passo rumo à energização do Arquipélago do Marajó por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Técnicos da concessionária realizarão serviços para adequar a rede de distribuição para a nova subestação de Portel, a qual faz parte do novo sistema elétrico que está em construção.

Para tanto, será feita a interligação entre a usina dieselétrica (UDE), que atualmente fornece energia ao município, e a subestação que está sendo construída para substituir a térmica. “A idéia é deixar tudo pronto para quando a subestação entrar em operação, possamos fazer a transferência de carga de forma tranqüila”, explica o gerente do Departamento de Serviços Técnicos da Celpa, Edson Naiff.

Para que o serviço seja executado com segurança, o fornecimento de energia elétrica será interrompido na zona urbana de Portel, entre as 04h50 da madrugada e as 07h10 da manhã.

Portel está incluído na primeira etapa do projeto que levará energia elétrica diretamente de Tucuruí para o município. Ao todo serão construídos três novos alimentadores (rede de média tensão) para distribuir a energia da subestação até a casa dos consumidores.

O projeto de integração do Marajó ao SIN está dividido em duas etapas. Além de Portel, fazem parte da primeira fase os municípios de Bagre, Melgaço, Breves e Curralinho. Na segunda etapa serão desativadas as usinas térmicas de Anajás, Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Muaná e São Sebastião da Boa Vista. No total, serão investidos R$ 512 milhões para beneficiar os 450 mil habitantes da ilha, que atualmente são atendidos por 15 usinas térmicas, que consomem 16,6 milhões de litros de óleo diesel por ano.[ORM]


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Consórcios fecham 2010 com crescimento de 30,8%


O sistema de consórcios brasileiro fechou o ano de 2010 com crescimento de 30,8% em relação a 2009, com o total de R$ 63,2 bilhões negociados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) divulgados hoje (15) em São Paulo.

As novas adesões tiveram crescimento de 8,2% e passaram de 1,96 milhão de cotas em 2009 para 2,12 milhões em 2010. As contemplações - quando o associado pode adquirir o bem - ficaram em 980 mil em 2010, 4,4% a mais do que os 939 mil de 2009. De acordo com a Abac, o número de participantes em todos os segmentos cresceu 6,8%, passando de 3,8 milhões em 2009 para 4 milhões em 2010.

Segundo o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, as projeções eram de crescimento entre 6% a 8% nas novas vendas. A evolução do setor em 2010, segundo ele, se deve ao cenário econômico favorável, à maior presença das classes C e D, segurança no emprego e aumento da renda.

“As pessoas estão planejando melhor seus investimentos. O brasileiro entendeu que o consórcio é um bem para o futuro. Por conta disso, o crescimento em 2011 deve ser de 7% ou 8%”.

O segmento de veículos automotores teve acréscimo de 9,7% nas cotas vendidas, sendo que o de motocicletas registrou elevação de 1,7%, veículos leves 29,8%, veículos pesados (tratores, caminhões, ônibus, implementos) 11,4%.

No segmento de imóveis o crescimento foi de 8,8%. Já nos eletroeletrônicos houve queda de 11,5%. Em serviços, que completam dois anos de existência, o aumento foi de 96,9%. A inadimplência ficou entre 3,2% e 3,3%, considerando os contemplados(Agência Brasil).

Então não perca tempo entre nesse investimento, faça logo seu consórcio no CONSÓRCIO NACIONAL VOLKSWAGEN, escolha seu melhor plano no site http://consorciovolkswagen.com.br e ligue para 92220689/81653786/88040648.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mais uma vez drogas são apreendidas com adolescente no município de Muaná


Mais uma operação da Polícia Civil de Muaná, na ilha do Marajó, em parceria com a Polícia Militar, resultou na apreensão de 60 “papelotes” de pasta-base de cocaína no município. A ação policial desencadeada na última sexta feira (04), após denúncia anônima, levou a equipe liderada pelo delegado Edgar Henrique Monteiro a chegar a um adolescente de 16 anos. Segundo o rapaz, abordado pelos policiais no porto da cidade, foi a segunda vez em que trouxe entorpecentes ao município para comercializá-los.

Ele alegou aos policiais que a droga veio de Belém. O adolescente acrescentou que planejava abastecer o consumo no período do carnaval, quando, segundo ele, a procura pela droga aumenta. O trabalho policial contou com o investigador Paulo e a guarnição da PM comandada pelo sargento Vanilson e cabos Idalino, Saldanha, Peixoto e Walbimar, além do soldado Nogueira.

O delegado Edgar salienta que, por meio da intensificação do combate ao trafico de drogas na cidade, três consideráveis apreensões foram realizadas nos últimos 30 dias. As operações policiais estão estimulando a população a colaborar com a Polícia com denúncias sobre pontos de venda de entorpecentes. “Essas informações ajudam bastante o trabalho de investigação que resultam nas apreensões e elucidações de outros crimes", afirmou. O delegado, ressalta ainda, que a fiscalização será intensificada com a finalidade de coibir a proliferação do trafico na região.

Muaná tem um histórico recente de apreensões de jovens e adolescentes envolvidos com drogas no nosso querido município, até quando vamos ver essas notícias?, será que isso é responsabilidade da família ou falta de políticas públicas voltada para nossas crianças e adolescente?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Escolas Tecnológicas abre vagas para cursos técnicos

A Secretaria de Estado de Educação no uso de suas atribuições legais torna público que será realizado no dia 20 de março de 2011, das 8 às 12 horas horário local, nos municípios de Belém, Paragominas, Salvaterra, Cametá, Tailândia, Abaetetuba, Itaituba, Monte Alegre, Marituba, Santa Izabel do Pará o Processo Seletivo para o preenchimento de 6.368 (seis mil, trezentos e sessenta e oito) vagas aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados nas Modalidades: Integrada, Subseqüente, PROEJA e Especialização Técnica, mais informações acesse o site: www.seduc.pa.gov.br ou veja o edital no link http://www.ioepa.com.br/site/pesquisa/do_p2.asp?DataP1=07/02/2011&DataP2=07/02/2011&orgao=0&palavra=escola%20tecnologica.
Essa é uma ótima oportunidade para os jovens da região do Marajó onde o município de Salvaterra disponibiliza os cursos de Subseqüente(Técnico em Processamento de Pescado, Técnico em Guia de Turismo,Técnico em Informática) e Ensino Médio Integrado(Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária),totalizando 390 vagas.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ponto de tráfico de entorpecentes é desarticulado em Muaná



POLICIAIS COM TRAFICANTE PRESO

Uma operação em conjunto das Polícias Civil e Militar, sob comando do delegado Edgar Henrique Monteiro, levou à prisão em flagrante de Edson da Silva Santos, de apelido “Ceará”, acusado de tráfico de entorpecentes. A prisão dele aconteceu após denúncia anônima. A informação dava conta de que a casa do acusado era usada como ponto de venda e de depósito de drogas no município. Com auxílio da guarnição chefiada pelo 3º sargento Vanilson, composta pelos cabos Saldanha e Idalino, e soldados Augusto e Jéfferson, o delegado e o investigador Paulo efetuaram revista na residência.

No local, aproximadamente um quilo de maconha prensada e 153 petecas de pasta base de cocaína foram apreendidos. O material estava escondido em um pote de graxa nos fundos do terreno. “Ceará” já havia sido, recentemente, preso por porte de drogas, porém, na ocasião, ele alegou que a droga seria para consumo próprio. Desde que “Ceará” começou a residir no local, uma grande movimentação de pessoas na casa era vista pela vizinhança.

Com objetivo de coibir a prática criminosa no município, as operações policiais conjuntas já levaram a Polícia Civil de Muaná a interceptar considerável quantidade de drogas transportadas por adolescentes. Em uma das operações, um dos maiores traficantes da região foi preso. “Acreditamos que Ceará tinha interesse em ocupar o seu lugar no tráfico de drogas da cidade”, afirma o delegado. Segundo o policial civil, o combate ao tráfico de drogas foi intensificado no município para diminuir não só o consumo de drogas como também a prática de outros crimes.

Fonte:PC/Pa