segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Linhão do Marajó: Celpa faz adequações na rede de Portel

Neste domingo (20), a Celpa dará mais um passo rumo à energização do Arquipélago do Marajó por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Técnicos da concessionária realizarão serviços para adequar a rede de distribuição para a nova subestação de Portel, a qual faz parte do novo sistema elétrico que está em construção.

Para tanto, será feita a interligação entre a usina dieselétrica (UDE), que atualmente fornece energia ao município, e a subestação que está sendo construída para substituir a térmica. “A idéia é deixar tudo pronto para quando a subestação entrar em operação, possamos fazer a transferência de carga de forma tranqüila”, explica o gerente do Departamento de Serviços Técnicos da Celpa, Edson Naiff.

Para que o serviço seja executado com segurança, o fornecimento de energia elétrica será interrompido na zona urbana de Portel, entre as 04h50 da madrugada e as 07h10 da manhã.

Portel está incluído na primeira etapa do projeto que levará energia elétrica diretamente de Tucuruí para o município. Ao todo serão construídos três novos alimentadores (rede de média tensão) para distribuir a energia da subestação até a casa dos consumidores.

O projeto de integração do Marajó ao SIN está dividido em duas etapas. Além de Portel, fazem parte da primeira fase os municípios de Bagre, Melgaço, Breves e Curralinho. Na segunda etapa serão desativadas as usinas térmicas de Anajás, Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Muaná e São Sebastião da Boa Vista. No total, serão investidos R$ 512 milhões para beneficiar os 450 mil habitantes da ilha, que atualmente são atendidos por 15 usinas térmicas, que consomem 16,6 milhões de litros de óleo diesel por ano.[ORM]


Nenhum comentário:

Postar um comentário