terça-feira, 5 de janeiro de 2016

MUANÁ CELEBRA A ABERTURA DA PORTA SANTA MISERICÓRDIA

 

Aconteceu na última sexta-feira(1) a abertura da “PORTA SANTA DA MISERICÓRDIA” realizada  pela Igreja Católica, através do bispo da diocese de Ponta de Pedras Dom Teodoro Mendes Tavares.  A cerimônia de abertura aconteceu em Muaná, por existir um Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora de Nazaré desde 2007 pelo então bispo titular e atual bispo emérito Dom Alessio Saccardo. Em Ponta de Pedras, na catedral diocesana também foi realizada a abertura da porta santa, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da diocese. O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré pertence à Diocese de Ponta de Pedras e tem como reitor o Padre Lelson Moraes. Em de 2016 Muaná será destino de algumas peregrinações diocesanas com a intenção de tornar o Santuário cada vez mais um lugar de oração e santificação.

O evento: O rito da celebração começou na Igreja de São Benedito, em seguida se deu início à procissão pelas ruas da cidade em direção ao Santuário, na chegada ao Santuário o bispo proferiu algumas palavras e foi o primeiro a abrir a Porta Santa e a entrar no Santuário, em seguida os fiéis puderam passar pela porta, ato que concede indulgências plenárias aos que passarem por ela, ou seja, o perdão dos pecados veniais, aqueles menos graves. Muitos fiéis participaram do evento chegando a lotar o santuário, tendo a participação de muitas pessoas de outros municípios e da zona rural muanense, nesse mesmo dia foi realizado o sacramento da Crisma com mais de 60 jovens da paróquia.
A data: A data escolhida para a abertura é muito significativa, pois 1° de janeiro, dia de Santa Maria, Mãe de Deus, lembrando sempre que Nossa Senhora é a mãe da misericórdia.
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi proclamado pelo Papa Francisco no segundo domingo da Páscoa, o lema é  “Sede misericordiosos como o pai”(Lc 6,36 ). A intenção de que todos os cristãos possam viver de forma intensa esse atributo de Deus. Ao proclamar o ano santo o papa destacou  “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário