domingo, 24 de março de 2013

Grupamento Fluvial e Marinha formam 45 agentes em pilotagem de embarcações

Policiais recebendo as certificações
 O Grupamento Fluvial (GFlu), do Sistema de Segurança Pública do Pará, e a Marinha do Brasil formaram 45 agentes, na segunda turma deste ano do curso especial para pilotar e tripular embarcações em uso no serviço público. A formatura aconteceu nesta sexta-feira (22), na sede do GFlu, na Rodovia Arthur Bernardes, em Belém, e foi marcada pela aula prática de pilotagem.
A cerimônia de entrega dos certificados e das habilitações para pilotagem teve as presenças do delegado Dilermando Dantas, diretor do GFlu; do capitão de fragata Sérgio Ventura da Paixão, que representou o capitão de mar e guerra Sérgio Duarte Nunes, da Marinha; do major Ricardo Polaro, da Divisão de Ensino da Polícia Militar; do major Francisco Machado, do Comando de Missões Especiais da PM, e do capitão Kleverton Firmino, da Companhia Independente de Polícia Fluvial da PM.
Foram formados agentes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Federal, além de fuzileiros navais. Todo o curso foi ministrado por profissionais da Capitania dos Portos, órgão ligado à Marinha do Brasil, que habilitaram os agentes à pilotagem e para atuar como tripulante de embarcações, como lanchas e navios, visando a atuação em operações policiais e de resgate de vítimas de acidentes nos rios do Pará. A formação aconteceu na sede do GFlu.
Os participantes tiveram aulas de uso de rádio VHF para comunicação marítima; legislação sobre tráfego aquaviário; manobras de embarcações; noções sobre motores propulsores; noções sobre estabilidade de embarcações; navegação e meteorologia; aplicação de nomenclaturas náuticas e noções básicas sobre poluição ambiental nos rios. Os agentes conheceram ainda técnicas de sobrevivência de náufrago e de segurança de pessoas, por meio de prática de primeiros-socorros e de combate a incêndios.

Premiação - Após a entrega dos certificados e habilitações para pilotagem, a coordenação do curso premiou os três alunos que mais se destacaram: o agente da Polícia Federal Wlademir Leonardo Cazé de Araújo (1º lugar); o 2º tenente Tiago Gomes de Oliveira (2º) e soldado PM Douglas dos Santos Nunes (3º). Para o orador da turma, delegado Arilson da Silva Caetano, titular da Superintendência Regional da Polícia Civil nos Campos do Marajó, sediada na cidade de Soure, conhecer as regras de navegação é uma questão de sobrevivência. Ele destacou os conhecimentos sobre regras de sinalização e técnicas de navegação como temas importantes abordados no curso.
Segundo o delegado Dilermando Dantas, “quem tem a ganhar com os bons serviços prestados pelos policiais treinados e capacitados é a sociedade”. Para o capitão de fragata Sérgio Ventura da Paixão, a formação de agentes em pilotagem de embarcações permitirá aumentar o alcance das instituições para atingir os pontos mais longínquos do Estado do Pará, que tem a maior bacia hidrográfica do mundo. Única mulher formada no curso, a sargento feminino Leize Ramos, que está no GFlu desde agosto de 2012, disse que a presença feminina na turma pode estimular outras mulheres que integram a força policial a participar do treinamento.
O curso foi coordenado pelo sargento Brito, da Capitania dos Portos. O delegado Dilermando Dantas explicou que as aulas são voltadas a agentes que, em função de sua atividade profissional, atuam com pilotagem de embarcações. Dentre os servidores que participaram do curso, estão agentes que trabalham na capital e no interior do Estado. Esta foi a segunda turma de agentes do Sistema de Segurança Pública a fazer o curso. Entre os dias 4 e 8 deste mês, a Marinha e o GFlu formaram 50 agentes de Segurança Pública, no primeiro curso, totalizando 95 servidores públicos formados.
Fonte:PC Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário