sábado, 28 de maio de 2011

Hoje Muaná comemora 188 anos de independência de Portugal


Vista aérea de Muaná

No dia 28 maio de 1823 a então vila de Muaná adere à independência de Portugal, através de um movimento político revolucionário comandado pelo Tenente José Pedro de Azevedo travou uma luta armada contra as tropas portuguesas, assim se tornando o 1º município paraense a ser politicamente independente de Portugal. Mas hoje 188 anos depois, fazemos a seguinte pergunta: SERÁ O NOSSO POVO MUANENSE É INDEPENDENTE MESMO?
Foto antiga da Igreja do Padroeiro São Franciso de Paula

Na atual conjuntura política muanense vimos que ainda temos muito de nossos irmãos presos e atrelados a política local, dependente politicamente, financeiramente, muitos desse muanenses se submetem a tradicional política do pão e circo e o voto de cabresto, ambas políticas conhecidas em eras diferentes da história, mas que hoje é realidade em nossa região.
Em 2012 podemos ter um novo movimento POLÍTICO REVOLUCIONÁRIO onde tornará mais uma vez Muaná independente, mas desta vez não será mais de Portugal e sim de alguns personagens da política local que não desenvolve seu papel de representante dos interesses do povo muanese, mas sim de interesses pessoais , Muaná tem quer ser independente das drogas, da violência, e da falta de políticas públicas voltada para os jovens e adolescente do nosso querido município.

7 comentários:

  1. Muaná tem que ter mesmo mais uma revolução política, ano que vem é ano de eleição, povo muanense vote consiente para não se arrepender depois.

    ResponderExcluir
  2. caramba ao invés de fazer essa bobagem de festa de camarão ,não poderiam investir na saúde e educação desse povo tão sofrido.ACORDEM DEIXEM DE SE ILUDIR POR BOBAGENS.

    ResponderExcluir
  3. A festa do camarão é necessária, mas a cultura muanense perdeu o seu valor, a festa não é mais para os muanenses, estamos com saudade dos antigos festivais, e o Ilustrissimo do professor IRACI, um dos idealizadores desse projeto, nem é lembrado, dentre outras pessoas que construiram o festival do camarão, eles são mais um no meio da mutidão, devemos rever nossas origens, essa organização só pensa neles,lembra da Banda Calypso? e os ingressos desviados? será que vão desviar alguma coisa esse ano? eu não sei,então boa festa a todos

    ResponderExcluir
  4. não acredito que seja necessária, mas já que o povo gosta, fazer o que? mas com certeza de cultura não tem nada o que mais se encontra são bebados ea camada de corruptos tentando mais uma vez enganar o povo ,se derem ingresso , com certeza é em troca de voto ano que vem , acordem.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa não anula a outra. É possível fazer o festival sem prejuízos para a educação e saúde.O festcam é uma festa cultural importante que está sendo desvirtuada, está perdendo sua essência.De cultural só o nome, pois predomina a tragédia do tecnobrega.A questão do melhoramento da saúde e educação depende mais da eficiência da gestão nessas áreas.E uma coisa é essencial: combater a corrupção nessas áreas. Boa parte do dinheiro repassado para educação e saúde é desviado pelos gatunos que comandam as prefeituras Brasil afora.Se conseguirmos combater a roubalheira, naturalmente sobrará mais para investimentos.Um dia mudamos os rumos de nossa história.As professor Óberti Mesquita.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Daniel,são tantas novidades atrativas que Muaná oferece não só para os conterrâneos como para os visitantes.Infelizmente temos que fazer nossa parte,contribuindo para um Muaná alegre,sem violência,com muita paz.Paz essa é uma palavra que pouco faz parte da vida cotidiana da cidade e como é de costume sempre a culpa cai para questão da segurança do município.Onde na verdade a culpa em primeira mão começa por parte de nossos governantes em particular os vereadores do poder legislativo que não criam um projeto que venha gerar emprego e renda para o município e com isso o índice de violência cada vez mais crescendo na cidade.A própria comunidade deveria saber o papel de um vereador no município,onde um de seu papel e fiscalizar o poder executivo sobre os repasses e gastos das verbas repassadas pelo governo federal para manter o município no padrão de plena.Mais caro Daniel acredito que se perguntar para qualquer vereador desse de Muaná qual é seu devido papel ,parece até brincadeira,mais acredito eu que eles verdadeiramente não sabem seu papel junto a sociedade e muito menos criar um projeto social que venha satisfazer e dar mais condições de vida para a sociedade muanense.
    Espero que esse comentário seja publicado para que a sociedade comece a cobrar de verdade de nossos governantes.Um grande abraço a todos e até breve.

    ResponderExcluir
  7. Resgate a historia de Muana
    Quem foi Tenente José Pedro de Azevedo, onde viveu, de onde veio, ele tem descendentes em Muana?

    ResponderExcluir