terça-feira, 16 de novembro de 2010
Hino de Muaná
Aos filhos teus - heróis da liberdade
O centenário que a se desdobrado
Bravura afirma dessa lealdade
Relembra agora como nesta praça
Velho arvoredo aos altos céus alados
Foi testemunha de que o povo em massa
Num só ideal estava congregado!
Trêmula e branca uma bandeira linda
Alçada em gestos firmes de louvor
Mostrava a face de uma era vinda
De paz, de glória, liberdade, amor
Lá do Ipiranga, rio pequeno e mudo
O brado ingente de D. Pedro forte
Tornou-se aqui em Muaná o escudo
Daqueles homens sem temor à morte
E proferindo a decisão bendita
Da sacrossanta e pura independência
Padrão dourado, dessa glória invicta
Legaram-nos a nossa consciência!
Exulta pois ó meu Muaná querido
- Que os filhos teus não medem sacrifício
Esse padrão por nós será mantido
...Nunca terás a figura do exício
terça-feira, 19 de outubro de 2010
PSOL se posiciona contra SERRA no segundo turno das eleições presidenciais de 2010
Fonte:o site www.josenery.com.br
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
sexta-feira, 30 de julho de 2010
MPF FAZ AUDIÊNCIA EM MUANÁ
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Quadrilha Fogaréu da Um Show no Festival de Verão de São Miguel do Pracuúba
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Etapas regionais iniciam pela Região do Marajó
Para o coordenador do NEL, Raimundo Pena, o objetivo do JEP’s é atingir 90 municípios, tendo como foco o desporto escolar, reunindo 15 mil alunos-atletas das redes pública e particular. “É a oportunidade que os alunos têm de participar da competição nacional”, detalha o coordenador acerca da participação dos vencedores das categorias “A” e “B”, que participarão da competição estadual, em Belém. Os vencedores desta etapa serão selecionados para as Olimpíadas Escolares Nacional, que este ano, acontece em Fortaleza e Goiânia.
O secretário adjunto de Gestão, Alberto Leão representou o secretário de Educação, professor Luís Cavalcante. Ele pontuou que os jogos marcarão a vida destes estudantes.
Valorização – A região do Marajó vai revezar a cada ano a cidade sede dos JEP’s. Em 2009 o certame contemplou o município de Portel- Região de Florestas. Em 2010, Soure é a sede e em 2011 o torneio será realizado na Região dos Furos. A iniciativa foi deliberada durante reunião com os delegados dos municípios. O termo consensual visa compensar o esforço que cada município demonstra em sediar a realização dos Jogos.
Diversas autoridades marajoaras prestigiaram o evento entre as quais, o prefeito de Soure, João Luís Oliveira, o Vice- Prefeito, Fernando Tobias Santos Gonçalves, o presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAN), Pedro Barbosa, que na oportunidade representou os prefeitos da região , a coordenadora da 20ª Unidade Regional de Ensino (URE),a muanense Leontina Sidônio, Vice- Prefeito de Portel, Carlos Moura e o prefeito de Melgaço Adiel Moura de Souza.
Participam do JEP’s do Marajó os municípios de Anajás, Breves, Cachoeira do Arari, Curralinho, Melgaço, Muaná, Portel, Ponta de Pedras, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure. Muaná participará com duas equipes de futsal, a categoria sub 17 e sub 14, as equipes muanense foram treinadas pelos professores Bonny e Igor e viajaram com o apoio dos servidores da E.E. Dr. Sérgio Mota, Mauro,Alan, Iraneide,Talcila e Rubica.
Primeiro dia – Nesta quarta-feira, pela manhã, na quadra do “Abel Nunes Figueiredo” se enfrentaram no futebol de salão masculino as equipes de Salvaterra e Muaná, pela categoria “B”. Em seguida, as equipes de Melgaço e São Sebastião da Boa Vista.
domingo, 18 de abril de 2010
7 cidades devem eleger novos gestores
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) deve realizar eleição para a escolha de novos prefeitos em sete municípios do Estado até dezembro deste ano. Já estão confirmados novos pleitos em Bujaru e Tracuateua e, para estes casos, o tribunal poderá programar o processo de escolha de novos gestores até junho próximo. No total, 27 cidades poderão mudar de prefeito, o que corresponde a 19% dos municípios paraenses.
A renovação de eleição ou eleição suplementar deve mobilizar uma volta às urnas eletrônicas de até 1,1 milhão de eleitores do Estado. O TRE vai precisar de pelo menos R$ 10 milhões para programar todos os pleitos para este ano. Os municípios que poderão gerar essa demanda, nunca antes ocorrida na história eleitoral do Estado, são: Belém, Medicilândia, Tracuateua, Bujaru, Brasil Novo, Ponta de Pedras e São Félix do Xingu.
A legislação eleitoral prevê a realização de novas eleições onde prefeito e vice cassados tenham obtido acima de 50% dos votos válidos. Em cidades onde os percentuais tenham ficado abaixo da metade de eleitores mais um, a lei prevê que o segundo colocado assuma o cargo de prefeito.
Fonte: Amazônia Jornal do dia 17/04/2010
quinta-feira, 8 de abril de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
Miriti será tema de exposição no Congresso Nacional
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Concurso Público da Prefeitura Muncipal de Muaná
Desejo uma boa sorte e boa prova a todos.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Inclusão Digital no MARAJÓ
A CTAE executa o curso de Introdução à Educação Digital 40h, que em 2009 formou 60 professores, da referida região. O curso é na modalidade a distância, utilizando a plataforma E-PROINFO do Ministério da Educação-MEC, foram atendidos alunos e professores dos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Ararí e tem por objetivo a inclusão digital dos profissionais de educação, buscando instrumentalizá-los para a utilização significativa dos recursos tecnológicos disponibilizados nas escolas públicas estaduais. Dando continuidade ao curso, os professores estão recebendo o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s, que na perspectiva dos objetivos gerais e específicos visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas e planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série.
Uma outra ação da CTAE, nesta região vem sendo o curso Mídias na educação, que neste ano possibilitou a conclusão de 31 alunos no ciclo básico(120h) que já estão com o título de extensão universitária, e estão aptos a continuarem no curso, que possibilitará aos concluintes a titularidade de especialistas em Mídias na Educação.
Além disso, coordena o Programa Aluno Integrado que objetiva a formação técnica de alunos e professores para gerenciar de maneira correta as salas informatizadas, possibilitando o uso eficaz desses ambientes. Possibilitando a participação do aluno no ambiente escolar, preparado-o por meio de formação em tecnologia, para atuar como monitor nas salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, em parceria com o professor lotado nesses espaços. A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação-CTAE, vem potencializando e executando o projeto, que no ano de 2009 atendeu a 45 alunos, dos quais 5 são alunos dos municípios da região do Marajó. Sabemos dos inúmeros desafios desta região, mas esta coordenação está disposta a não medir esforços para que possamos atender, com dignidade e qualidade aos anceios do povo Marajoara.
Fonte: http://ctaeseducpa.wordpress.com