terça-feira, 12 de janeiro de 2016

NOVOS CONESELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE EM MUANÁ

Novos conselheiros: Luiz, Elizete, Fernanda, Aurélio e Eldade
Domingo(10) pela manhã na câmara municipal de Muaná novos conselheiros tutelares tomaram posse e foram diplomados para o exército do mandato de quatro anos. Os empossados formam Elizete, Eldade, Luiz, Fernanda e Aurélio. Os cinco conselheiros terão a missão de desenvolver o trabalho nas zonas urbana e rural do município de Muaná.
 
Tiveram presentes no evento, Prefeito Murilo Guimarães, procurador municipal Dr. Rauda, conselheiros de assistência social e a Secretária de Assistência Kewin Piles que desejou sucesso a nova equipe de conselheiros e falou da importância do trabalho que será desenvolvido, no qual a principal importância é a proteção da criança e adolescente, Kewin ressaltou também que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência não medirá esforços dando todo apoio a nova equipe, que nesse primeiro semestre junto com a as redes de proteção as crianças e adolescentes garantiram o sucesso desse trabalho,  dentre as principais atividades estão o Carnaval, 18 de maio, Festicam e mês de julho.
Parabéns aos conselheiros pela posse e que eles possam desenvolver um bom trabalho em nosso município.


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

UFPA EM MUANÁ: Ontem inciou o curso de Pedagogia destinado a formação de 40 professores

Prefeito dando boas vindas aos alunos/professores
Ontem(04/01) iniciou as aulas da 1º turma da UFPA em Muaná, turma de Licenciatura em Pedagogia na modalidade PARFOR, destinada a formação de 40 professores da rede municipal de ensino, dos quais 87% deles são da zona rural. Os alunos foram recebidos pela equipe da secretaria de educação e da UAB,  o prefeito Murilo, Vereador Biri e secretaria de Educação profa Mariselma também estivaram presente no primeiro dia de aula, dando apoio e palavras de incentivo aos novos universitários.
alunos/professores estudando
Desde de 2013 que a prefeitura de Muaná através da SEMEC vem fazendo muitas articulações, conversar e visitas as quatro grandes universidade públicas paraense (UFPA, UEPA, UFRA E IFPA), enfim ontem começou um nova era na história da educação superior muanense, a “ERA UNIVERSITÁRIA”, pois se isso é utopia para alguns, para mim é desafio, desafio esse que servirá para gerações muaneses, que poderão estudar em Muaná em universidade públicas e de qualidades. Em meio a uma “crise” política e econômica que vem cada vez mostrando o grande absurdo de irregularidades, falcatruas culminando na maior explosão de notícias sobre corrupção nesse gigante pais, no Marajó, local onde os municípios tem históricos de políticos corruptos, grandes desvios de verbas e a população cada vez mais abatida e com pouca formação política para reivindicar seus direitos. Hoje a parceria através do termo de compromisso assinado pelo prefeito Murilo, jovem professor que não teve dificuldades para assumir essa responsabilidade de arcar com as despesas necessárias para implantação de um Polo Universitário em nosso município. Sei que muitas famílias muaneses reconhecerão “amanhã” essa grande obra, pois em breve terão filhos formados no próprio município, com a oportunidade de estudar e ser formar, as portas se abrirão cada vez mais para o mercado de trabalho para pessoas com o diploma superior, e o resultado disso sem dúvida é a melhor qualidade de vida a todos, pois a educação tem esse poder de transformação.
alunos/professores estudando
“Hoje” inicia-se as aulas do curso de Pedagogia/UFPA, em julho, a turma de Licenciatura em Computação/UFRA, e em breve teremos mais cursos de graduação para toda a comunidade muanenses, só estamos aguardando os recursos do ministério da educação para as universidades, principalmente pelo programa UAB,  mas com o cursos do PARFOR(UFPA E UFRA) a semente está plantada.

Eu Daniel Sidonio, fico muito orgulhoso de estar participando de todo esse processo, pois é um sonho que está sendo realizado, deixaremos de lado nossas cores partidárias e vamos  lutar cada vez mais pelo sucesso de nosso município, pois somos muauenses e moramos aqui, em breve Muaná será um grande polo universitário no Marajó, pois aqui está cheio de jovens, inteligentes, talentosos e com vontade de estudar.

MUANÁ CELEBRA A ABERTURA DA PORTA SANTA MISERICÓRDIA

 

Aconteceu na última sexta-feira(1) a abertura da “PORTA SANTA DA MISERICÓRDIA” realizada  pela Igreja Católica, através do bispo da diocese de Ponta de Pedras Dom Teodoro Mendes Tavares.  A cerimônia de abertura aconteceu em Muaná, por existir um Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora de Nazaré desde 2007 pelo então bispo titular e atual bispo emérito Dom Alessio Saccardo. Em Ponta de Pedras, na catedral diocesana também foi realizada a abertura da porta santa, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da diocese. O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré pertence à Diocese de Ponta de Pedras e tem como reitor o Padre Lelson Moraes. Em de 2016 Muaná será destino de algumas peregrinações diocesanas com a intenção de tornar o Santuário cada vez mais um lugar de oração e santificação.

O evento: O rito da celebração começou na Igreja de São Benedito, em seguida se deu início à procissão pelas ruas da cidade em direção ao Santuário, na chegada ao Santuário o bispo proferiu algumas palavras e foi o primeiro a abrir a Porta Santa e a entrar no Santuário, em seguida os fiéis puderam passar pela porta, ato que concede indulgências plenárias aos que passarem por ela, ou seja, o perdão dos pecados veniais, aqueles menos graves. Muitos fiéis participaram do evento chegando a lotar o santuário, tendo a participação de muitas pessoas de outros municípios e da zona rural muanense, nesse mesmo dia foi realizado o sacramento da Crisma com mais de 60 jovens da paróquia.
A data: A data escolhida para a abertura é muito significativa, pois 1° de janeiro, dia de Santa Maria, Mãe de Deus, lembrando sempre que Nossa Senhora é a mãe da misericórdia.
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi proclamado pelo Papa Francisco no segundo domingo da Páscoa, o lema é  “Sede misericordiosos como o pai”(Lc 6,36 ). A intenção de que todos os cristãos possam viver de forma intensa esse atributo de Deus. Ao proclamar o ano santo o papa destacou  “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia” .