domingo, 28 de abril de 2013

Corpo de mulher morta em acidente aéreo no PA é levado para Chaves

Depois de liberado pelo IML, corpo seguiu de avião para o Marajó. Ela será enterrada neste domingo (28).

Mulher morta durante queda de avião em Belém (Foto: Reprodução)
O corpo da mulher que morreu em um acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (26), em Belém, foi levado neste sábado (27) para o Marajó. O corpo foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) e levado de avião para o município de Chaves, no arquipélago paraense. A vítima será enterrada neste domingo (28).
De acordo com a prefeitura de Chaves, a mulher vinha todos os meses para a capital paraense com o filho de nove meses para fazer tratamento médico em Belém. A assistente social do município, Irene Nobre, que recebe pacientes do Marajó na capital, falou sobre a tragédia.
“Foi um choque muito grande, inclusive eu estava indo para o aeroporto para recebê-los. Quando soubemos [do acidente], estávamos chegando no aeroporto”, disse.
O irmão de uma das vítimas que permanece internada e que é vereador no município de Chaves contou que o político vinha para Belém passar o final de semana com a família. “Agora é torcer para que ele continue neste quadro evolutivo e que logo a ele possa sair e se recuperar”, disse Paulo Lobato.
Entenda o caso
Um avião de pequeno porte que partiu do município de Chaves, na ilha do Marajó, caiu perto do aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém, nesta sexta (26). Oito pessoas foram retiradas dos destroços e levados ao Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Já no hospital, uma mulher de teve uma parada cardiorrespiratória e morreu. Outras sete pessoas feridas ficaram internadas no Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Três mulheres foram liberadas pelo hospital ainda na noite da última sexta (26).

Fonte: G1 PA/MOL

sábado, 27 de abril de 2013

DESAFIO DE FUTSAL: MUANÁ X CURRALINHO



Muaná
 
 
Hoje(27) no ginásio de esportes Rosy Marques o desafio marajoara de futsal entre os municipios de Muaná e Curralinho

Curralinho
veja a tabela dos jogos
19h Juventus(Muaná)sub-17 x Escolinha de Futsal Curralhiense sub-17
20h Dallas(Muaná) x Santos (Curralinho)
21h GDL(Muaná) x Real Centro (Curralinho)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

COMEÇA HOJE A XVII FEIRA DO LIVRO

 
Começa hoje (26) a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, que será realizada até o dia 05 de maio no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Este ano, a feira irá homenagear a cultura do Pará e a obra do poeta Ruy Paranatinga Barata, trazendo também uma série de autores de todo o país, encontros literários, shows e atrações culturais gratuitas.
 Em sua 17ª Edição, a feira apresentou duas mudanças significativas: agora o evento será realizado no primeiro semestre, e a cultura homenageada - que tradicionalmente representava um país convidado - será a paraense, representada através da poesia de Ruy Barata e dos ritmos da região.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

OPERAÇÕES COMBATEM FRAUDES AO SEGURO DESEMPREGO NO MARAJÓ


Foi deflagrada nesta quinta-feira (25), no Pará, duas operações de combate a fraudes na obtenção e concessão de seguro desemprego destinado ao pescador artesanal, denominadas 'Tétis' e 'Proteu' pela Polícia Federal, com apoio do sistema de Segurança Pública e da Polícia Civil do Pará, além do Ministério do Trabalho e Emprego.
As investigações mais intensas tiveram início há cerca de dez meses, decorrentes da análise de mais de três centenas de inquéritos que apuram fraudes na concessão e recebimento do chamado seguro-desemprego do pescador artesanal no Pará. Procurando, de forma sistemática, reprimir tais ilegalidades, foram selecionados os municípios com maior incidência de inquéritos em decorrência de tais crimes.
Em razão da estrutura das organizações e da logística a ser empregada nos municípios do Arquipélago do Marajó, foram conduzidas duas investigações paralelas e coordenadas (Proteu e Tétis). Em ambas, o objetivo era a apuração de possível ocorrência de crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato qualificado, tipificados nos artigos 171, §3º, 288 e 299 do Código Penal, tendo em vista a notícia de que grupo criminoso estaria atuando no sentido de providenciar a documentação necessária para que moradores do município de Curralinho/PA e região de Breves/PA e até mesmo da capital (Belém/PA) recebessem indevidamente benefício do seguro desemprego do pescador artesanal (Operação Tétis).
Da mesma forma, no intuito desarticular quadrilha que atua em Salvaterra/PA e Soure/PA, foi iniciada a Operação Proteu, resultado, também, de dados colhidos em outra centena de procedimentos e análise de relatório de análise técnica que identificou 78 beneficiários do seguro que trabalhavam na Prefeitura de Salvaterra/PA. Nas duas investigações, observou-se a atuação de servidores públicos na facilitação das fraudes.
A operação é pioneira no estado do Pará, que já chegou a concentrar 44% de todos os benefícios concedidos no país, sendo grande parte deles fraudulentos. Estima-se que o prejuízo à União, desde 2010, ultrapasse o valor de R$ 18 milhões, ressaltando que a fraude, segundo consta, ocorre há vários anos.
Nas operações, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva (Tétis); 19 mandados de prisão temporária (Proteu); duas conduções coercitivas (Tétis); 41 mandados de busca e apreensão (Proteu e Tétis); 8 afastamentos de servidores públicos (Tétis); bloqueio de 44 contas bancárias (Proteu e Tétis); cancelamento de 19 RGP - Registro Geral de Pesca (Tétis). Entre os presos, estão servidores públicos 13 (Proteu e Tétis) pertencentes à CEF, Ministério do Trabalho e Emprego e SINE, além de presidentes de colônias de pescadores e vigilantes de agências bancárias. Outros dois vereadores dos municípios envolvidos foram alvos da operação policial, bem como as sedes das Colônias de Pescadores de Curralinho, Soure e Salvaterra.
As diligências foram realizadas em Belém, Barcarena, Breves, Curralinho, Soure e Salvaterra, todas no Pará, bem como em Oiapoque e Laranjal do Jari, no Amapá. Ao todo, foram utilizados 176 Policiais Federais do Pará, além do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Amapá, Bahia e Amazonas. Houve, ainda, colaboração do Sistema de Segurança Pública e da Polícia Civil, na logística (fornecimento de aeronaves e embarcações) e na cessão de efetivo para a operação.
Fonte:ORM/PF

terça-feira, 23 de abril de 2013

CÂMARA MUNICIPAL APROVA A REGULARIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE MOTOTAXISTA EM MUANÁ

Mototaxistas com o vice prefeito Kalif e o presidente da câmara Eder Magalhães


Na última terça feira(16) começou uma discussão em sessão na Câmara Municipal de Muaná uma lei municipal que regulamente a profissão de mototaxista em nosso município, foram dois dias de sessão, onde mobilizou toda a categoria e contou com o apoio do presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Pará o Sr. José Ribamar da Silva(Alemão). Segundo o presidente da Associação dos Mototaxistas de Muaná(AMOTAM) Ronildo Bitencourt, Muaná tem 108 mototaxistas, 46 associados e 62 não associados na AMOTAM, “foram seis anos de luta até esse conquista” resaltou o presidente fazendo referência a aprovação da Lei Municipal.

Dentre as exigências a lei para um cidadão se tornar mototaxista, não ter antecedente criminal, ter 21 anos de idade, 2 anos de habilitação categoria A, entre outros.
O blog Daniel Sidônio parabeniza a categoria pelo avanço e conquista, bem como o legislativo e o executivo pelo apoio dado a esses trabalhadores, mas vale ressaltar que para o bom funcionamento dessa profissão tem que haver o apoio efetivo do poder público, união, estado e município, os mototaxistas e a sociedade no sentindo de puxar a discussão do processo de municipalização do transito em nosso município, ou seja transferir a responsabilidade do transito, que hoje é do estado(DETRAN), para o município, criando assim o Departamento Municipal de Transito, onde esse órgão irá tomar conta do nosso transito e o sucesso desse novo departamento sem duvida é trabalhar a educação no transito onde condutores e pedestres possam respeitar as leis de transito, usando os limites de velocidade que as vias permitem, usando os equipamentos obrigatórios, capacete, cinto de segurança,etc, para ser evitados os frequentes acidentes que acontecem em Muaná, principalmente envolvendo motociclistas e assim preservando o bem mais importante que temos, a “vida”
Educação, Consciência e Paz no Transito.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Polícia Civil cumpre mandado de recaptura de presidiário em Muaná

                        foragido Raimundo da Silva(foto PC/PA)
A Polícia Civil cumpriu, ontem, mandado de recaptura do presidiário Raimundo da Silva Nunes, de apelido “Didãozinho”, em Muaná, na ilha do Marajó. Ele estava na condição de foragido da Justiça, após ter fugido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, unidade prisional específica para presidiários que cumprem prisão semi-aberta. A fuga aconteceu em 2010. Conforme o delegado Thiago José de Menezes Dias, titular da Delegacia de Muaná, Raimundo acabou recapturado por acaso, após se envolver em uma briga, na qual foi ferido na perna com um golpe de facão, tipo terçado.
Mesmo lesionado, Raimundo foi levado até a Delegacia, na condição de vítima do crime, para prestar depoimento. O delegado, então, resolveu fazer uma verificação sobre a situação criminal de Raimundo Nunes nos cadastros de identificação criminal da Polícia Civil e no site do Tribunal de Justiça do Pará. “Foi constatada a expedição de um mandado de recaptura de Raimundo, que é foragido da Justiça desde o ano de 2010. No mandado constava ainda a regressão do semi-aberto para o regime fechado”, explica o delegado Thiago Dias.
Após ser feito o procedimento pela lesão corporal da qual Raimundo foi vítima, a Polícia Civil cumpriu o mandado e o presidiário já está recolhido na carceragem da unidade policial à disposição do Poder Judiciário. O delegado destaca que é importante fazer a verificação nos cadastros de identificação criminal e no Tribunal de Justiça do Pará, para averiguar a existência de mandados judiciais em aberto.

Fonte: Policia Civil/MOL

sábado, 13 de abril de 2013

Secretaria de Assistência de SSBV faz ação que vai beneficiar famílias da Resex Terra Grande Pracuúba.


Estará acontecendo nos dias 13 e 14 de abril, na Reserva Extrativista (RESEX) de Terra Grande Pracuúba, São Sebastião da Boa Vista, Ilha de Marajó o primeiro “Semas em ação”. O projeto tem por objetivo levar serviços sociais às famílias que moram naquela localidade.
O “Semas em ação” tem o apoio da Prefeitura municipal de São Sebastião da Boa Vista e da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Resex Terra Grande Pracuúba
A Reserva foi criada pelo Decreto Presidencial s/nº, de 05 de junho de 2006, com área de 194.695 hectares, nos municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista. Faz divisa, à Oeste, com a Reserva Extrativista Mapuá, situada no município de Breves.
A RESEX Terra Grande-Pracuúba foi criada para proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais renováveis utilizados pela população extrativista residente na área de sua abrangência. Na Reserva vivem centenas de famílias, em 23 comunidades distribuídas ao longo de diversos rios e igarapés.
As atividades econômicas dos ribeirinhos da RESEX Terra Grande-Pracuúba se caracterizam pela extração de madeiras (virola, pracuúba, anani, jacareúba, tamacuaré etc.), frutas oleaginosas (andiroba, murumuru, pracaxi e buriti), do açaí (fruto e palmito), caça de subsistência (tatu, paca, cutia etc.), a pesca (peixes e camarões) e a produção de produtos agrícolas típicos da agricultura familiar paraense (mandioca, milho, melancia, arroz, banana etc.).
Fonte: Marajó Online com informações SEMAS/SSBV e de Recanto das Letras

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Acadêmicos de Biologia da IFPA polo Muaná apresentaram TCC na segunda(8)

acadêmicos apresentando o TCC

Acadêmicos do último semestre do curso de Licenciatura Plena em Biologia do Instituto Federal Tecnológico do Pará(IFPA), Polo Muaná,  fizeram nesta segunda feira(8) as apresentações dos seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) durante o dia todo no auditório da Câmara Municipal de Muaná.
uma das bancas avaliadoras
Serão mais 28 profissionais que estarão preparados para entrar no mercado de trabalho em nossa região. O blog DANIEL SIDONIO  parabeniza esses futuros profissionais, sucesso a todos.

sábado, 6 de abril de 2013

Claudio Barros, produtor do Filme Tainá, em Muaná



O grande ator e diretor de teatro e cinema Claudio Barros, produtor dos Filmes Tainá 1, 2 e 3 e quem também descobriu a atriz paraense Dira Paes, estará apresentando hoje as 19 h no salão paroquial um lindo espetáculo inspirado na obra de Dalcídio Jurandir denominado "Solos do Marajó". Muaná é a pioneira à apresentar esse espetáculo que faz parte de um roteiro em algumas cidades do Marajó, amanhã às 19h na praça da Bandeira será apresentado o novo filme Tainá 3 a Origem, filme em cartaz no cinema, que o produtor Claudio Barros com autorização consegui uma cópia para apresentar em nosso município.
Murilo junto com Claudio Barros
 O blog Daniel Sidônio parabeniza o prefeito Murilo Guimarães e o Secretário de Meio Ambiente Claudio Jr. Grandes articuladores da vinda desse grande ícone da Cultura Brasileira.